Programa Educação para a Paz será implantado na rede estadual de ensino



Com o objetivo de promover a cultura da paz e a prevenção da violência para a melhoria da convivência nas unidades educacionais, o Governo do Amapá, em parceria com o Ministério Público do Estado (MP-AP) e Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), lançará o Programa Educação para a Paz na rede estadual de ensino. O projeto-piloto será realizado nas escolas de Santana e capacitará 70 professores que multiplicarão as ações em todo o Estado a partir de 2018.

Os detalhes do projeto foram alinhados nesta quinta-feira, 23, na sala de reuniões do Tjap, com a presença do governador do Estado, Waldez Góes; deputada estadual Marilia Góes; o presidente do Tjap, desembargador Carlos Tork; o secretário de Educação do Município de Santana, Ricardo Pereira, e representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e MP-AP. A previsão é que o convênio seja assinado ainda em dezembro deste ano.

Os professores passarão por processo seletivo, a ser definido e divulgado brevemente, e participarão de um curso. A formação terá três módulos, cada um sob a responsabilidade de uma entidade conveniada. Os professores selecionados serão responsáveis por multiplicar as diretrizes e práticas do projeto a outros educadores, a fim de que a iniciativa alcance todas as escolas da rede estadual e municipal.

O governador Waldez Góes destacou a importância de desenvolver práticas que promovam a cultura da paz, especialmente nas escolas, e reafirmou o compromisso de combate à violência. “A escola é o único ambiente onde a comunidade se faz presente todos os dias. Nada melhor do que trabalhar as práticas restaurativas na educação”, frisou Góes.

A secretária de Políticas Educacionais da Seed, Dina Melo, pontuou os projetos e ações desenvolvidos acerca da cultura da paz e da cidadania nas escolas, a exemplo do projeto de Práticas Restaurativas, Mediação Escolar, OAB vai à escola e do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “O aluno deve ser trabalhado em sua totalidade, respeitando suas competências socioemocionais por meio das relações construídas com diálogo e respeito”, ressaltou.

O programa

O programa visa fomentar a promoção da vida, da cultura da paz, da solidariedade e da não discriminação com a valorização do diálogo, respeitando os princípios da dignidade da pessoa humana, bem como ressaltar a importância do estudante como agente responsável por uma sociedade mais justa, tolerante, livre de preconceito e solidária, reduzindo consequentemente a violência não somente na escola, mas em toda a comunidade.

Serão desenvolvidos formas, ações e projetos que disseminem a cultura da paz no Estado do Amapá, enfatizando a valorização e promoção da participação social e política como forma direta da promoção da cultura da paz por meio de políticas públicas.

Na efetivação do Programa Educação para a Paz serão admitidas parcerias, cooperação técnica e financeira com agentes públicos e privados para contribuição na edificação de políticas públicas de promoção, integração e desenvolvimento dessa cultura.