Estudantes da rede estadual concluem programa Força no Esporte



Os alunos das escolas estaduais Predicanda Lopes e Professora Josefa Jucicleide, de Macapá, participaram nesta segunda-feira, 27, da cerimônia de formatura do Programa Forças no Esporte (Profesp) do governo federal. A iniciativa é desenvolvida pelo 34º Batalhão de Infantaria de Selva (34º BIS) e busca promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio dos esportes. O trabalho é feito em parceria entre Exército Brasileiro e Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Foram seis meses de atividades esportivas, promoção de valores e cidadania, aulas recreativas e intelectuais. O programa atendeu 80 alunos, de idade de 10 a 13 anos. Eles participaram de aulas de futebol, vôlei, basquete, natação, atletismo, entre outras, aplicadas por militares com experiência na área.

Entre as ações lúdicas, os estudantes conheceram a Reserva Particular do Patrimônio Natural (Revecom), em Santana. Eles aprenderam mais sobre preservação do meio ambiente e sustentabilidade através do trabalho que é desenvolvido no local.

As atividades de esporte e lazer foram realizadas três vezes por semana no contraturno escolar. O transporte das escolas até o quartel e retorno à unidade, além de lanche e almoço, são garantidos gratuitamente.  Os estudantes tiveram acompanhamento nutricional, atendimento odontológico e assistência social.

O programa

Criado em 2003, o Programa Forças no Esporte (Profesp) tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte, como forma de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Programa é desenvolvido em parceria com os ministérios do Esporte, Educação e Desenvolvimento Social e Combate à Fome.