O PROGRAMA

OBJETIVO

Promover a cultura de paz, prevenção da violência e à melhoria da convivência nas unidades educacionais, por meio de um conjunto articulado de ações.

PRINCÍPIOS

I – promoção da vida, da cultura da paz, da solidariedade e da não discriminação; II - valorização do diálogo e convívio entre gerações;  

III – dignidade da pessoa humana; 

IV – valorização e promoção da participação social e política como forma direta da promoção da cultura da paz;  V – Desenvolvimento de formas, ações, programas e projetos que disseminem a cultura da paz no Estado do Amapá, próprios da SEED e ou em parceria;

VI – reconhecimento dos estudantes como sujeitos de direitos universais e agentes construtores de uma sociedade mais livre, justa e solidária; 

VII – redução da marginalização e das desigualdades sociais como forma de prevenção à violência; VIII – respeito à identidade e à diversidade individual e coletiva dos cidadãos como forma da promoção da tolerância e de enfrentamento à violência;

IX – repúdio a toda e qualquer forma de violência.

REGIME DE COLABORAÇÃO

Na efetivação do Programa Educação para a Paz serão admitidas parcerias, cooperação técnica e financeira com agentes públicos e privados para contribuição na edificação de políticas públicas de promoção, integração e desenvolvimento da cultura da paz.

METODOLOGIA

A Secretaria de Estado da Educação do Amapá - SEED - Faz a Coordenação do Programa Educação para a Paz – através das Escolas Públicas Estaduais – E em parceria através do Regime de Colaboração com todos os interessados em promover uma cultura de paz no estado.

Serão renovados os termos de Cooperação Técnica anteriores a 2017, voltados para o fortalecimento da cultura da paz;

O Programa será medido e acompanhado pelo SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE AGRESSÕES E VIOLÊNCIA NA ESCOLA - EDUCAPAZ, desenvolvido pela SEED e acompanhado pelo Ministério Público.   Será feita uma ampla campanha de divulgação para alcançar os objetivos na construção de uma cultura de paz no Estado do Amapá.

O carro chefe da campanha é o Projeto Escola Restaurativa – em parceria com o MP e TJAP e que terá como piloto o Município de Santana, com todas as escolas com o Projeto implantado e funcionando.

Trabalhar o currículo no desenvolvimento das competências sócios emocionais; Cumprir a missão da SEED;

Fazer ampla campanha de divulgação para alcançar os objetivos na construção de uma cultura de paz no Estado do Amapá. O carro chefe da campanha é o Projeto Escola Restaurativa – em parceria com o MP e TJAP e que terá como piloto o Município de Santana, com todas as escolas com o Projeto implantado e funcionando.

DESAFIO

Tornar o “Programa Educação para a PAZ” uma Política Pública no Estado do Amapá.

Qualquer ato de amor, por menor que seja é um trabalho de paz.

Madre Teresa de Calcutá.